sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CANARIO DISCONTINUO EN OPOSICIÓN A CANARIO CONTINUO

A  popularidade que esta tomando esta modalidade da canaricultura de canto - de canto espanhol descontínuo, de canto descontínuo... - a todos os níveis, deve fazer-nos refletir e muito, para não cair em erros ou tretas voluntárias,  em atalhos empedrados, ou numa desvirtualizaçãoção do espírito deste pássaro, enganos ou artimanhas estas de muito difícil atração e  posterior calibração das  possíveis nefastas   consequências que isso possa ocasionar, que nos faça  retroceder meio século, e das quais não só  devem considerar-se como responsáveis os  criadores, como  também as associações ou federações que lhes dão crédito ou proteção.

Nesta especialidade da canaricultura podemos afirmar algumas coisas, e uma delas é  que não devem existir caminhos breves, assim, como a utilização de técnicas de educação positiva.

Seguindo o rastro das pessoas que estabeleceram as bases do que deve ser um canário de canto descontínuo, de maneira definitiva e  de forma muito sucinta e  básica, deve definir-se como tal o  que reúna as seguintes características:

1.- Selecção genética e tudo o que ela implica.
2.- Não utilização de meios de educação positiva na sua evolução ou maturação.
3.- Ausência de ritmos contínuos.

O ideal a seguir é  que os três pontos anteriores se encentrem em correspondência entre si e  que qualquer deles, se encontre com os outros dois, podendo considerar-se todos como uma unidade.

O canário descontínuo deve procurar-se  por si mesmo, sem intermediários com vista a criar um  determinado tipo  de pássaro,  com o propósito ou a escusa de criar ou fomentar determinadas qualidades e  excluir outras  indesejáveis com a única finalidade de participar em concursos,  seja uma fraude em si mesmo, se na sua seleção conjugamos critérios de seleção genética com os de educação positiva.

Os  únicos que devem possuir um valor a ter em conta, seriam os selecionados com base nos pontos anteriormente indicados.

Se comparássemos dois voadores de canários descontinuo, o primeiro criado e selecionado com critérios de não educação ou de educação negativa, e o segundo, com critérios de educação positiva, se poderia estabelecer o seguinte:

Quanto ao  primeiro:

1.- El voladero y los fatores que lo complementasen, serian la franja que delimitaria el interior del exterior, sendo  este limite el único que condicionaria el resultado final.
2.- Los canários que hubiese en su interior seriam el resultado de la selección genética, más el medio ambiente, etc.
3.- El resultado final seria la combinação de los pontos 1º y 2º, y representaria el ideal de un canário de canto descontínuo.

Estas três variables corresponderiam com el verdadeiro canário descontínuo.

En cuanto al segundo voladero, es decir, al educado con técnicas de educación positiva.

1.-El voladero seria la franja que delimitaría el interior del exterior, sendo  este un limite modificado y alterado que no condicionaria el resultado final, que vendría marcado por la tecnologia empleada.
2.- Los canários que hubiese en su interior se corresponderiam con la carga genética empleada, más todo el processo utilizado para que éstos realizasen su aprendizagem.
3.- El resultado final representaria a los dos pontos anteriores, y a um canário de canto continuo.

Estas três variables se  corresponderiam com la negación del  canário descontínuo, con independência del resultado final.

Se poderia dar el caso de que con ambos métodos se obtuviesen los mesmos resultados finales, sendo la diferencia que el primeiro representaria al verdadeiro canário descontínuo y el segundo seria el falso canário descontínuo o una  adulteração de éste.

Podemos decir que del cruce de dos exemplares de  canários descontínuos, virtualmente podrían salir canários descontinuo, mientras que si a la descendência de ese mesmo cruce, le aplicamos técnicas de educação positiva, esos potenciales canários descontinuo, mejores o peores, pasarían a ser a partir de ese momento y por ese hecho, canários contínuos, aunque su naturaleza en origem hubiese sido descontínua y el resultado também.
Tiene que ser preferível para un criador que se dice de canários descontinuo, criar bajo los parâmetros antes estabelecidos, aunque salgan canários que emitan notas continuas, antes que cometer el crasso error de utilizar medios de educação positiva, con el propósito de obtener canários descontinuo.

Ni en el suposto caso de que bajo estos métodos pudieran llegar a criar-se de forma artificial las mejores composiciones que nuestra mente fuese capaz de imaginar, y que posteriormente dicha canción fuese copiada y emitida a la perfección por una canário seleccionado en base a los critérios de selección que utilizan los criadores de canários descontínuos, se devem utilizar tales métodos para obtener una mayor perfección en nuestros canários.

¿Por qué um canário criado mediante técnicas de educação positiva no puede ser um canário descontínuo?  Plantearse dicha pregunta deve significar no haber entendido lo que los precursores de este tipo de pájaro quiseram que fuese su natural evolución, aparte de ser algo inteiramente oposto al ponto de vista que deve prevalecer en la selección de este pájaro. 

El que tenga la necessidade de criar canários descontínuos sin verse satisfecho o reflejado en los três pontos anteriores y en todo lo que ellos conllevan y suponen,  o cree que la educação positiva es el caminho, lo mejor que puede hacer es criar outro tipo de pájaros.

Ignoro si los canários que se puedan criar bajo condicionantes de educação positiva pueden llegar a ser mejores o superiores a los criados sin ella, lo que si tengo claro es que para mi, ni son necessários, ni respondem a mis necessidades, ni se les esperan,  ni son canários descontinuo,  por cuanto pessoalmente los considero, canários contínuos a todos los efeitos.

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