domingo, 24 de junho de 2012

CUSCUZ

  
Publicado por José Luís Bueno
 
O cuscuz  é um  prato tradicional da cultura árabe feito à base de sêmola de trigo (na  antiguidade era feito de pequenas migalhas de pão). É um dos alimentos que se pode administrar aos canários na época de criação, dada a sua fácil preparação, eu costumo usá-lo. E porquê? Vou fazer uma pequena descrição deste alimento, que para mim pelo menos tem dado bons resultados.
A grande quantidade de crias que morrem todos os anos nos primeiros dez dias de vida, e se  mandarmos  analisar as causas, sempre aparecerá Salmonela ou Coli, já que vivem constantemente com os pássaros, ainda que estes  formem defesas para as controlar.
A  principal causa de morte das crias é por falta de líquidos para que possam  digerir  bem as papas. Durante a primeira semana de vida, duplicam o seu  peso todos os dias e 75% do  peso é água. Os  três primeiros dias passam sem problemas e logo de seguida começam  a perder peso, começa um retrocesso e a gordura acumulada à volta dos rins rapidamente desaparece. A sua cor fica vermelha, pedem constantemente comida, mas  não é  comida que necessitam, necessitam de água. No dia seguinte já não tem força para levantar a cabeça.
A mãe insiste em dar-lhes  de comer mas as crias não reagem, e para piorar mais as coisas, a fêmea ainda se põe encima deles.
O ninho começa a molhar-se pelos  excrementos líquidos que a fêmea não consegue  limpar, e é aqui  quando atacam as bactérias de salmonelas e coli. Isto se nota bem, quando a fêmea sai do ninho e se vê que tem o ventre húmido e sujo. Sempre se disse  que a fêmea  suava as crias e estes morriam, quando na  realidade são os excrementos destes mais a febre e o  suor que sujam o ventre da fêmea.
Observando bem, estas crias não estavam doentes, se tivessem estado contaminados por alguma bactéria, tinha morrido a maioria dentro do ovo ou nos primeiros dois dias seguintes ao seu nascimento.
Para aportar o  liquido necessário pode-se administrar maçã, cuscuz, sementes fervidas ou alface. Nos primeiros três dias a mãe alimenta as crias com uma papa liquida e semilíquida. A partir do terceiro  dia é  conveniente dar pela manhã um pedaço  pequeno de maçã e na papa juntar sementes  fervidas ou  demolhadas.
Quando as crias começam  a depositar os excrementos na borda do ninho já se pode dar um  pouco mais de maçã e alface  convêm dar-lhes  depois dos quinze dias de vida. Um bom  sistema para administrar água, é o cuscuz. E  gérmen de trigo duro separado do grão. Prepara-se à noite  ou duas horas antes de preparar a papa, põe-se uma quantidade de cuscuz a demolhar  com o dobro de água.
Nesta água podem-se juntar as vitaminas. Se se preparar à noite é conveniente metê-lo no frigorifico. E assim  o cuscuz  se utiliza para humedecer a papa.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue